top of page

10 Ideias para Virar Viral

  • Lucas Miranda
  • 18 de fev. de 2015
  • 3 min de leitura

images (2).jpg

O primeiro pedido de toda empresa à sua agência digital é que sua campanha se viralize de alguma forma. O caminho para este resultado é que pode ser difícil de ser encontrado. O grande segredo não é somente fazer com que as pessoas assistam, e sim que elas assitam ao seu vídeo e o compartilhem. Isso é o que causa a viralização.


"Os vídeos virais estão entre alguns dos recursos de marketing que tentam explorar redes sociaispara produzir aumentos exponenciais na lembrança e no reconhecimento (branding) de uma marca, com processos similares à extensão de uma epidemia."


Tudo vai depender muito do perfil de comunicação de sua empresa e de suas ferramentas para fazer algo de qualidade. Aí vão algumas dicas de como tornar esse sonho realidade:

1# SEJA DIFERENTE

Um vídeo que mostra coisas que as pessoas já esperam

encontrar certamente não vai virar viral. Mostre no vídeo um novo olhar sobre seu produto, seja ele engraçado, tosco ou até inesperado. Quando você assiste aos vídeos da Blendtec, você não pode deixar de compartilhar de tão toscos que eles são. Faça algo inesperado, se o que você está oferecendo não for convencional, há uma chance de mexer emocionalmente com sua audiência.

2# NÃO FAÇA PROPAGANDA

As pessoas compartilham algo muito diferente quando esse algo fala sobre elas mesmas e não sobre você. Para criar algo que espalhe de forma viral pense no que as pessoas costumam compartilhar. Ex: novidades, entretenimento, informação, conhecimento, utilidade. Este vídeo da Dove é o viral mais assistido da história exatamente por isso: eles criaram a conexão com o público.


3# SEJA POLÊMICO

Não fique em cima do muro, as pessoas compartilham coisas mesmo que isso mexa com elas negativamente, não tenha medo de fazer algo polêmico. Essa campanha antiga da Pepsi é uma das muitas peças onde as duas empresas se degladiam em busca da conquista do cliente. Essas richas, usadas de forma saudável, podem se tornar virais facilmente.

4# FACILITE

insira os botões de twittar, +1, e Curtir em suas postagens e conteúdo. Peça para as pessoas compartilharem. Alguns estudos comprovam que pedir para compartilhar dá um empurrão final em pessoas que já tem intenção de compartilhar algo.


17216981.jpg

5# NÃO VIRE UM VIRAL RUIM

Evite restringir o conteúdo e pense bem antes de colocar uma campanha no ar, se o conteúdo não for aberto ou tiver uma ideia que possa ter uma outra interpretação, há uma tendência de ser compartilhado com críticas. Essa campanha da Skol acabou virando viral nas redes sociais por que foi interpretada como apologia ao estupro. Exagero ou verdade? O fato é que ao banner foi adcionado uma frase como interverção e a foto circulou com mensagens feministas do facebook. A skol pediu desculpas e ja retirou a campanha do ar.

images (5).jpg

6# CRIE FALSAS VERDADES

As pessoas adoram a vida dos famosos e virais "naturais" sobre coisas do cotidiano dos famosos linkando isso a sua marca, é bem eficiente. A selfie do Oscar do ano passado foi um exemplo de viral que deu certo. A ação foi para a Sansumg, que desembolsou 20 milhões para que a foto fosse tirada. O fato é que tudo isso ficou nos trends por muito tempo e ditou a tendencia da selfie pelo mundo todo. Algumas ações de famosos twitando coisas de seus smartfones também são legais, mas algumas vezes isso deu errado, falando da Samsung e o aplicativo mostrando que foi postado pelo iPhone. Ops!

7# SE LIGUE NA QUALIDADE

Em 2013 um grupo que fazia vídeos pra internet juntou todos os passos anteriores e começou a fazer um humor mais pesado na rede: o Porta dos Fundos. Eles são exemplo de viral por que as pessoas compartilhavam espontâneamente pois era algo que nunca tinha sido feito com tanta qualidade. Os equipamentos usados, a iluminação, o roteiro, os atores, tudo corroborou o papel do grupo que ganhou recentemente um programa na TV onde é exibido as esquetes.


8# ESPALHE


Faça o grupo de usuários o maior possível, quanto maior seu público inicial maior o número de pessoas atingidas. Para aumentar consideravelmente o grupo inicial é interessante utilizar links patrocinados: Google Adwords, Facebook Ads, Outros links patrocinados. Além disso, escolha pessoas influentes e com bastante seguidores.


9# REFORCE


Reforce o loop continuamente, use os canais que estiverem disponíveis para renovar o gás no loop viral.


10# FIQUE DE OLHO


Mensure e otimize, meça todas as partes do seu loop viral como se fosse um funil de vendas, identifique pontos de bloqueio, faça testes e pense fluxos alternativos.

 
 
 

Comments


Posts  
 Recentes 
Sobre
 

Este blog é meramente ilustrativo e conta a versão do autor sobre a publicidade, como publicitário em formação e como consumidor. 

Contato
 

facebook.com/etceteraface

facebook.com/lucasmmiranda

etceteracontato@hotmail.com

Intagram @lummiranda

+55 81 97302650

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page