top of page

A visão sobre os Currículos Criativos

  • Lucas Miranda
  • 15 de fev. de 2015
  • 3 min de leitura

Picture1.png

Principalmente na Publicidade, as pessoas esperam que os currículos sejam diferentes e criativos. Por isso, profissionais deste meio têm se empenhado em fazer algo sempre muito diferente do convencional. O fato é que isso nem sempre funciona, meu caro.


Eu passei quase um mês inteiro na eloboração de um projeto para me lançar no mercado como publicitário em formação e acredito que consegui um bom resultado deste. Ele saiu como imaginava e tive um retorno legal no facebook. Além disso, informações chegaram até mim que professores de outras Universidades da minha cidade estava usando meu projeto como exemplo de currículo inovador. Maravilhoso este reconhecimento, não é mesmo?

Assim como meu currículo, outras pessoas arriscaram sair do convencional pelo mundo todo e é sobre eles que vamos falar .

A inovação em cúrrículos pode ser uma faca de gumes. Se bem feita, mostra que você é um bom profissional mas ao mesmo tempo pode "assustar" o contratante que pode te enxergar que a vaga está muito aquém de você. Se mal feita, certamente você acabará virando a piada do RH da empresa e seu currículo vai mofar em alguma gaveta. O conteúdo, claro, é o mais importante na hora de se avaliar um currículo. Por isso, o design não pode brigar com a informação. Assim como em qualquer outra peça publicitária, as informações tem que estar na medida e nos lugares certos.

PROJETOS MONTÁVEIS

jean-2388927.jpg

Uma alternativa legal de entregar seu currículo em uma agência é ultrapassar os limites da folha impressa e montar algum produto. Os caras acima, foram além e se transformaram no produto. Isso é muito legal e já mostra de cara que você é criativo. Principalmente se for você o autor do projeto gráfico. Produtos montados são sempre recebidos com um olhar diferenciado e certamente não poderão ser colocados no funco de uma gaveta. Dependendo do tipo de mercado publicitário da sua cidade, isso pode ter uma repercussão maior do que você imagina, porém a cidade que recebe esses projetos com mais carinho e dá o valor que eles merecem de fato é São Paulo, pelo tamanho do mercado e pela visão que ele tem sobre os profissionais.

PROJETOS GRÁFICOS


Pra não arriscar muito, o candidato pode se manter tradicional mas também não precisa fazer o currículo no Word. Um Currículo moderno, colorido e que passe a alma do profissional é essencial. Esses são os que se diferenciam. Se tiver um conteúdo legal, melhor ainda.



<<<<<O CLÁSSICO Este é um exemplo clean, onde ele pensou numa família de cores que se complementam e Anthony Smith conseguiu dividir todas as informações de maneira a deixá-las fácil de se encontrar e entender.



thiago-del-ponte.jpg

O EXTROVERTIDO>>>> Uma maneira legal é fazer como o cara do currículo ao lado, o Paulo GustOPS... Ele se transformou numa personagem de HQ e passou toda a história convencendo aos leitores que é um bom profissional pelas experiências que teve. Supercriativo e muito bem feito. Diagramar este tipo de material não é tão fácil quanto parece e ele o fez com maestria.

images (7).jpg

<<<<O CRIATIVO Já neste caso, o candidato apelou para sua personalidade e o que isso pode trazer de positivo para o contratante. Esta é uma ótima alternativa para estagiários em formação, onde não se tem muitas experiências profissionais e as características pessoais podem ser o diferencial.

Abaixo está o meu projeto de currículo. Particularmento o achei inovador, bem executado, engraçado... Foi um orgulho pra mim tê-lo terminado e ouvir todas as críticas positivas que recebi. Mas o fato é: o que as empresas esperam de um currículo publicitário? A inovação é sempre vista com bons olhos? Eu não me envergonho em dizer que não tive retorno algum com este currículo que foi entregue em uma verão diferente nas agências. Esse boneco foi produzido e a caixinha entregue nas principais agências de Recife. Nenhuma ligação.

Lucas_publicitário.jpg

O outro lado da moeda, as Agências, tem uma visaão diferente sobre os "Currículos Criativos". Elas querem algo que seja simples mas que ao memso tempo mostre criatividade e objetividade. Outra coisa que tem sido pedido com muita frequência é o portfólio. As empresas passam a impressão que estão muito mais interessadas em saber o que você já fez do que quem você é ou o que estudou. Claro que outra coisa a ser avaliada são as experiências anteriores, se as tiver. Acredito que é essencial colocar informações relevantes àquela empresa e ao cargo disputado.

Não existe uma fórmula para se fazer um currículo. Acredito que devemos fazer algo que mostre nossa verdade. Se isso der retorno, ótimo. Senão, sinceramente não sei o que te aconselhar.

 
 
 

Comments


Posts  
 Recentes 
Sobre
 

Este blog é meramente ilustrativo e conta a versão do autor sobre a publicidade, como publicitário em formação e como consumidor. 

Contato
 

facebook.com/etceteraface

facebook.com/lucasmmiranda

etceteracontato@hotmail.com

Intagram @lummiranda

+55 81 97302650

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page