A Publicidade Desesperada da Crise
- Lucas Miranda
- 15 de fev. de 2015
- 2 min de leitura

Sempre após um grande escândalo, uma empresa que se preze tem que dar a volta por cima e mostrar alguma credibilidade, por mais que esta seja irreal. Geralmente, esse tipo de publicidade pós crise, vem com um tom de 'pode continuar acreditando em mim' meio forçado e que acaba não surtindo outro efeito a não ser o de lavagem cerebral.
Você já deve ter assistido a algumas campanhas que representam bem esta situação e que quando assistidas só geram uma enorme vontade de rir, pelo menos em mim. Veja alguns exemplos que talvez você nem tenha percebido ainda:
PETROBRÁS
Com todos os escândalos envolvendo o nome da Empresa, esta campanha está no ar com o mote "Exemplo de superação" e vem pra informar ao "cliente" que está ajustando a governança e a conformidade da Empresa. Mas você, que é dona de casa ou você que é universitário e nunca pensou em adquirir uma ação sequer da Empresa, o que tem a ver com isso? A política pode estar falando mais alto, afinal é uma empresa Federal. Então, olhe para esta campanha com outros olhos.
JBS
A Empresa de alimentos (dona da Friboi) que patrocinou a campanha da presidente atual, é apontada por lavagem de dinheiro junto ao partido de Dilma e ainda é acusada de fazer depósitos milionários em contas de empresas envolvidas na operação Lava-Jato. Desde o ano passado, esta campanha, que conta com jingle com tema "Fé no homem" mais parece uma pedido como "acredite em nós".
FRIBOI
Em 2013, um escândalo envolvendo a Friboi dizia que a Empresa vendia carne de cavalo. Em resposta a esta acusação, a campanha abria as portas da fábrica e acabou virando piada na internet com o tema "É Friboi? É de qualidade!".
COCA-COLA
Em 2013 também, um vídeo bombou na internet e a Coca-Cola teve que responder à altura com uma forte campanha explicando a seriedade com a qual é feita seu produto e a chance impensável de um rato ter sido encontrado em uma garrafa.
Qual será a próxima campanha dos desesperados?
Comments